Pesquisa Conteúdo:
   
 
INSTITUCIONAL
Histórico
Diretoria
Conselho Fiscal
Conselho Deliberativo
 
SERVIÇOS
Artigos
Convênios
Galeria de Fotos
Aniversariantes do Mês
Jornal Plantão Fiscal
Recadastramento
Restrito
 

"Não há equívoco maior do que confundir homens inteligentes com sábios
Francis Bacon
Perfil
Nedy de Azevedo
 

Com 93 anos, muita tranquilidade e disposição para viver
Nedy de Azevedo é um dos últimos a chegar na roda do cafezinho, dos chás, das bolachinhas e da pipoca da Agafisp e que se reúne todas as tardes na sede da entidade, no 11º andar da Siqueira Campos, 1171, Porto Alegre. Ele chega tarde porque tira uma boa sesta depois do almoço e lá pelas 15 ou 15h30min entra no grupo sempre disposto, alegre, cheio de energia e com muito papo para contar para seus confrades de mesa. A turma é eclética, mas tem os fixos e os itinerantes. Os que vêm sempre e os que aparecem de vez em quando. Nedy já foi um dos fixos, hoje comparece com frequência, mas não aparece mais todos os dias como fazia há algum tempo. Tem 93 anos e chega tranqüilo, vindo a pé da Cidade Baixa, com o auxílio de uma acompanhante. Caminha um bocado, mas raramente se queixa de cansaço. Só fica muito tempo afastado quando não está se sentindo muito beml.

Nedy é um sócio presente e adora participar da vida da Agafisp. Formado contador, ele trabalhou 33 como auditor da Previdência, sempre na chamada tesouraria, que ficava no Palácio do Comércio, hoje Federasul. Trabalhou na Previdência em órgãos que foram mudando de nome ao longo do tempo como IAPI, IAPAS, INPS e está aposentado desde 1976. "Entrei na Previdência em1943, no auge da 2ª Guerra Mundial, tirei 4º lugar no concurso. Tenho orgulho do que fiz no meu trabalho e na contabilidade", afirma.

Ele nunca quis ser diretor da Agafisp ou participar de algum processo eleitoral como candidato. "Colaboro da forma que posso, participando, estando presente, mas diretor nem pensar. Não me apetece", afirma. Gremista roxo, secador dos colorados, vive brincando com seus colegas da Agafisp sobre assuntos do futebol, da política e da categoria, além de muitas outras amenidades. Viúvo, Nedy tem três filhos - um engenheiro, um advogado e uma professora. Mora com a professora, solteira. Tem quatro netos. "Minha família é espetacular", diz ele. "Dou valor imenso à cultura e tenho hábitos pessoais muito legais, como ler, ver televisão e jogar pôquer. O jogo é quase um vício e é um lazer que ele curte todos os sábados quando pôde e quando a Agafisp está fechada, lá no Ipiranguinha, clube da avenida Princesa Isabel. "Lá me encontro com velhos amigos e nos divertimos a tarde toda", diz Nedy.

O velho auditor diz que tem saúde de ferro, não tem problema grave nenhum, e está lúcido, tranquilão e muito feliz. "Vou ainda muito longe", afirma. Sobre a vida nestes tempos difíceis de insegurança, ele garante que não tem medo de nada. "Já fui assaltado 24 vezes, mas não levaram quase nada. Sempre ando duro. Os caras me atacam e enfiam a mão no bolso, mas só encontram papel velho. Azar deles. Mas fazem seis anos que ninguém tenta me assaltar. Já desistiram e acham que não tenho nada mesmo".

Sobre o futuro, diz que vai continuar vivendo esta vida serena e tranquila, contando sempre com apoio dos amigos da Agafisp e do Ipiranguinha. "Estou muito bem assim. O pessoal da Agafisp é muito bacana comigo. Todo mundo é camarada. Não posso querer outra vida", diz.

 
Outros
Derly Torres Tatsch
Jayme Moreira da Silva
Caramuru Oliveira
Frederico Alberto Fortunato Medaglia
Roberto de Castro Bastos
Carlos Alberto Boeira de Jesus
Aristheu Penalvo Filho
Comunicado de Falecimento
Adalberto Henrique Pritsch
 
+ Perfil

ADEUS AO COLEGA ARISTEU - Faleceu neste sábado o colega e amigo Aristeu Penalvo Filho. O velório será das 10h30 às 17h no Angelus Memorial Cremató

Viagem ao Peru, com Festa do Sol Inti Raymi - Entre 20 e 30 de junho de 2019, os associados terão oportunidade de viajar ao Peru para conhecer algumas atrações turíst

Marcos Cintra é nomeado secretário da RFB - Foi publicado no Diário Oficial da União, desta quarta-feira (2/1), a nomeação de Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerqu

CLIPAGEM 27 DE DEZEMBRO 18 -

EXPEDIENTE DE FINAL DE ANO - A Agafisp não terá expediente nos dias 24 e 31, duas segundas-feiras que antecedem o Natal e Ano Novo.

+ Notícia

 
home | contato | localização | convênios
Rua Siqueira Campos 1171, 11º andar - Porto Alegre/RS - Telefone: (51) 3224-4355 - E-mail: agafisp@agafisp.org.br